Em agosto de 2005, nasce em Salvador o Coletivo de Entidades Negras da Bahia (CEN). O lugar simbólico foi perfeito: o antigo Belvedere da Sé, a nova Cruz Caída de Mário Cravo, ao lado do Memorial das Baianas Negras do Acarajé, patronas dos mercados da cidade da Bahia, pioneiras do empreendedorismo.
O CEN agrega ancestralidade positiva, a experiência da tradição, conecatadas em tempo real com as inquietações da juventude negra e suas novas perguntas e novos quereres. O CEN quer plugar os terreiros na tomada universal, quer linkar os afoxés aos movimentos urbanos, ao hip hop.
O CEN junta as agendas acadêmicas ao senso comum. O CEN é natureza, é tribo, é mito e imagético. O CEN é beco, avenida, praça e jardim. O CEN é solidariedade global.
O CEN é mais um esforço do povo negro para que a nossa sociedade melhore, seja mais generosa, mais mãe e Pátria nossa, capaz de salvar os seus filhos multicoloridos do abandono e da pobreza, da desesperança e da falta de fé num mundo mais justo e solidário.
Ailton Ferreira
Subsecretário Municipal para Assuntos de Descentralização Regional de Salvador/BA
Ogan do Terreiro do Oxumarê
Amigo do CEN
Nenhum comentário:
Postar um comentário